Desaparecimento aconteceu na madrugada de terça-feira (15) e mobilizou buscas por mar e ar
O radialista José Lucas dos Santos Caldas, conhecido como Lucas Brenner, diretor da Rádio Comunitária Bacuri FM 87.9, no município de Bacuri (MA), foi encontrado morto na última sexta-feira (18), após permanecer desaparecido por três dias em decorrência de um naufrágio próximo à praia do Maçarico, região litorânea entre os povoados Portugal e Mupéua.
![]() |
Foto: Anna Patrycia/Redes sociais |
Acidente e buscas intensas
Zé Lucas desapareceu na madrugada de terça-feira (15), após sair para pescar acompanhado de um amigo, identificado como Francisco. A embarcação em que estavam naufragou, deixando ambos à deriva. Francisco foi resgatado com vida ainda na manhã do mesmo dia. No entanto, Zé Lucas não foi localizado imediatamente, o que deu início a uma grande mobilização da comunidade.
As buscas contaram com o apoio do Corpo de Bombeiros dos municípios de Pinheiro e São Luís, além da Polícia Militar, barcos particulares de moradores da região e equipes do Centro Tático Aéreo (CTA), que reforçaram as operações de resgate aéreo e marítimo na quarta-feira (16).
O corpo foi localizado apenas na manhã da Sexta-Feira, dia 18 de abril, na praia de Mupéua, município de Cândido Mendes (MA), e foi transportado para Bacuri pelo CTA.
Legado na comunicação e na cultura popular
Nascido em 18 de outubro de 1957, Zé Lucas tinha 67 anos e era amplamente reconhecido por seu trabalho em diversas áreas. Além de diretor da Rádio Bacuri FM, também atuava como cantor, compositor, produtor musical e pescador. Era conhecido na comunidade artística e radiofônica pelo nome Lucas Brenner.
Foi um dos pioneiros da comunicação comunitária em Bacuri e dirigente da Associação Brasileira de Rádios Comunitárias no Maranhão (Abraço-MA) desde os primeiros anos da entidade. Seu trabalho na promoção da cultura local e na valorização da comunicação popular é lembrado por colegas e admiradores em todo o estado.
Homenagens e comoção
Em nota oficial, a Abraço Maranhão lamentou a perda de um de seus integrantes mais ilustres, ressaltando sua trajetória de luta pela democratização da comunicação e sua importância no fortalecimento das rádios comunitárias no estado.
"A Abraço Maranhão solidariza-se com os familiares, amigos e a população do município de Bacuri, que se nesse momento dá adeus a um dos seus filhos mais ilustres."
A comunidade de Bacuri também prestou diversas homenagens a Lucas Brenner, destacando seu papel fundamental na formação de novos talentos e na difusão da cultura e da informação no município.
Atualizado | 17h25