Na segunda-feira (14), o Departamento de Água da Secretaria de Infraestrutura de Carutapera divulgou um vídeo nas redes sociais anunciando o início de uma obra voltada para melhorar o abastecimento de água na comunidade Murujá.
![]() |
Foto: Silvan Schuppisser |
De acordo com o diretor do departamento, Júnior Cruz, conhecido como Bolsinho, a ação está programada para iniciar no próximo dia 24 de abril e prevê a implantação de um sistema automatizado com uso de placas solares, além da substituição de toda a rede hidráulica existente.
“Dia 24 a equipe da água estará chegando em Murujá para implantarmos um sistema totalmente automatizado com placa solar e trocar toda a parte hidráulica da comunidade por uma rede nova. E também, para cada morador, iremos levar água até as suas residências. O prefeito está aí para somar e vamos trabalhar. Quem ama, cuida.” – declarou o diretor.
Segundo informações anteriores divulgadas pela própria Prefeitura, aos moradores uma obra já havia sido anunciada anteriormente com previsão para o mês de março de 2025.
Relatos sobre abastecimento
A situação da água em Murujá tem sido tema de atenção pública nos últimos meses. No mesmo dia do anúncio oficial, um blog local publicou uma matéria com o título: “Moradores do povoado Murujá em Carutapera, denunciam dificuldades no abastecimento de água”, relatando queixas de moradores sobre irregularidade no fornecimento de água e dependência de água da chuva ou fontes alternativas.
A publicação trouxe à tona questionamentos sobre a comunicação entre o poder público e a comunidade, bem como dúvidas em relação ao prazo para a conclusão da obra e à existência de medidas emergenciais até a regularização definitiva do sistema.
A Prefeitura não divulgou detalhes técnicos do projeto nem informou o tempo estimado para a conclusão da implantação do novo sistema.