Novo prazo vai até 2 de maio; medida também vale para justificativas de ausência no Enem 2024
O Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) anunciaram a prorrogação do prazo para solicitação de isenção da taxa de inscrição do Enem 2025. Inicialmente previsto para terminar nesta sexta-feira, dia 25 de abril, o prazo foi estendido até o dia 2 de maio.
![]() |
Foto: Marcello Casal jr/Agência Brasil |
A retificação oficial será publicada no Diário Oficial da União (DOU) e a prorrogação também se aplica ao envio de justificativas de ausência para os candidatos que não compareceram ao Enem 2024.
Quem pode solicitar a isenção
A solicitação deve ser feita por meio da Página do Participante, com login único da plataforma Gov.br. De acordo com o MEC e o Inep, têm direito à isenção da taxa os seguintes perfis:
- Estudantes matriculados na 3ª série do ensino médio, em escola pública, no ano de 2025;
- Quem concluiu todo o ensino médio em escola pública ou como bolsista integral em escola privada;
- Pessoas inscritas no Cadastro Único (CadÚnico) para Programas Sociais do Governo Federal, com renda familiar de até três salários mínimos ou renda per capita de até meio salário mínimo;
- Participantes do programa Pé-de-Meia, do MEC.
Justificativa de ausência
Para solicitar isenção em 2025, os candidatos que não compareceram aos dois dias de prova do Enem 2024 devem apresentar justificativa de ausência no mesmo período. A justificativa também deve ser enviada pela Página do Participante.
Cronograma atualizado
- Solicitação de isenção/Justificativa de ausência: 14 de abril a 2 de maio
- Resultado das solicitações: 12 de maio
- Período de recursos: 12 a 16 de maio
- Resultado dos recursos: 22 de maio
Inscrição obrigatória
Mesmo com a isenção concedida, o estudante ainda precisará realizar a inscrição no Enem 2025 dentro do período que será divulgado futuramente.
Importância do Enem
O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é uma das principais formas de acesso ao ensino superior no Brasil. Os resultados são utilizados em programas como o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), o Programa Universidade para Todos (Prouni) e o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).
Além disso, as notas do Enem também podem ser usadas para ingressar em instituições de ensino superior em Portugal, por meio de convênios firmados com o Inep, que facilitam o acesso de estudantes brasileiros a universidades portuguesas.
Para mais informações e para solicitar a isenção, os interessados devem acessar o site oficial do Enem: enem.inep.gov.br.