O Vaticano viveu nesta quarta-feira (23) uma manhã de forte emoção com a transladação do corpo do Papa Francisco da Casa Santa Marta para a Basílica de São Pedro. O pontífice, que faleceu na última segunda-feira de Páscoa, será velado publicamente até a sexta-feira (25), véspera do funeral.
![]() |
Foto: Vaticano |
A cerimônia começou cedo, com uma oração íntima na capela da residência papal, onde participaram cardeais, patriarcas e o cardeal Camerlengo, Kevin Farrell. Também estiveram presentes o mestre das celebrações litúrgicas pontifícias, dom Diego Ravelli, e os sediários pontifícios, encarregados de carregar o caixão.
Logo após a oração, teve início uma procissão solene. O corpo do Papa foi transportado sobre os ombros dos sediários, passando pela Via della Sacrestia, atravessando a Praça dos Protomártires Romanos e saindo para a Praça São Pedro pelo Arco dos Sinos.
Cerca de 20 mil pessoas acompanharam o cortejo do lado de fora da Basílica. A multidão, em silêncio respeitoso, rompeu em longos aplausos quando o caixão surgiu na praça. Fiéis de várias partes do mundo se aglomeraram para testemunhar o momento histórico.
Já dentro da Basílica, o caixão foi colocado diante do Altar da Confissão, um dos pontos mais simbólicos da igreja. Às 11h (horário local), teve início a homenagem pública dos fiéis. A Basílica permanecerá aberta até meia-noite desta quarta para visitação.
Nesta quinta-feira (24), os portões se abrirão novamente às 7h e fecharão à meia-noite. Na sexta-feira (25), véspera da missa de funeral, o horário de visitação será das 7h às 19h.
A Missa das Exéquias está marcada para o sábado (26) e contará com a presença de chefes de Estado, líderes religiosos e milhares de fiéis. O Vaticano ainda deve divulgar mais detalhes sobre o horário e os protocolos da cerimônia.
A morte de Francisco, primeiro Papa da América Latina e uma figura central da Igreja no século XXI, comoveu milhões de católicos em todo o mundo. A transladação desta quarta marca o início de uma série de rituais que culminarão com seu sepultamento nos Jardins Vaticanos.