Início da gestão e reorganização da estrutura municipal
A nova administração foi empossada no dia 1º de janeiro de 2025, com a presença da vice-prefeita Adriana Almeida e dos vereadores eleitos. Desde então, o governo tem se concentrado na reestruturação da máquina pública com desmembramento e criação de secretarias, segundo a prefeitura com objetivo de retomada de obras e serviços considerados prioritários.
![]() |
Foto: Amin Quemel |
Infraestrutura: foco em mobilidade e articulação com Brasília
![]() |
Foto: Governo do Maranhão |
Entre as primeiras ações do novo mandato, Amin Quemel articulou investimentos para transformar o aeroporto municipal em um aeroporto regional, iniciativa que conta com o apoio do Governo do Maranhão e pode impulsionar o turismo e a economia local.
Em Brasília, o prefeito também se reuniu com parlamentares e técnicos da Caixa Econômica Federal para viabilizar a instalação de uma agência no município.
Segurança pública: reuniões, mudanças e aumento da violência
O município vive atualmente um quadro preocupante de insegurança, com registros de mortes violentas e tentativas de homicídio. Em janeiro o prefeito Amin Quemel se reuniu com o comandante geral da Polícia Militar do Maranhão, Coronel Pitágoras, para tratar de ações conjuntas que fortaleçam a segurança local.
![]() |
Foto: Prefeitura de Carutapera |
Também houve mudanças na estrutura policial: o Tenente-Coronel Neildon, comandante do 31º Batalhão da PM, visitou Carutapera, e na 3ª Companhia da Polícia Militar, o Sargento Sales foi substituído pelo Sargento Lailsom, como parte da tentativa de reforçar a atuação das forças de segurança.
Educação: premiação nacional e continuidade de políticas
![]() |
Foto: Amin Quemel |
A atual gestão sinalizou que pretende manter os avanços educacionais e implementar novas ações de valorização da rede de ensino.
Saúde: novo comando, combate ao AVC e retomada de obras
![]() |
Foto: Dr. Cyro Daniel Carvalhal |
Na área da saúde, o município teve mudanças na gestão com nomeação do médico Dr. Cyro Daniel Carvalhal como diretor do Hospital Regional de Carutapera. A mudança foi vista por aliados como estratégica para a melhoria dos serviços oferecidos à população da cidade e da região.
O Governo do Maranhão também anunciou que Carutapera será um dos municípios contemplados pelo Programa Estadual de Combate ao AVC, com foco no diagnóstico precoce e atendimento especializado a pacientes com Acidente Vascular Cerebral.
Já no âmbito federal, o Ministério da Saúde autorizou a retomada de obras paralisadas em unidades de saúde. A Prefeitura lançou novas licitações para a construção de Unidades Básicas de Saúde (UBS), ampliando o acesso à atenção primária.
Nova ambulância do SAMU reforça atendimentos de urgência
![]() |
Foto: Breno Esaki/Agência Saúde |
O município também foi contemplado com uma ambulância nova do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), que estará em funcionamento destinada a atendimentos emergenciais.
Processo seletivo e gestão administrativa
Ao longo dos primeiros 100 dias, a Prefeitura realizou um processo seletivo simplificado para contratação temporária de profissionais em diversas áreas. A medida foi adotada para suprir demandas emergenciais nos setores da educação, saúde e infraestrutura.
![]() |
Foto: CTP News |
Mesmo com críticas da população e denúncias ao Ministério Público do Maranhão sobre a condução, critérios e resultados do certame, aliados da gestão afirmam que o processo seguiu os trâmites legais.
Desafios e expectativas para os próximos meses
Segurança, saúde e infraestrutura seguem como principais desafios da administração. A população cobra mais presença do poder público nas ruas, ações concretas de combate à violência e melhorias no atendimento hospitalar.
![]() |
Foto: CTP News |
A gestão Amin Quemel, por sua vez, promete aumentar o ritmo de articulações, buscar recursos externos e entregar obras e serviços que impactem diretamente na vida do povo carutaperense, em ações como a recuperação do ginásio municipal e da orla do município.
Com ações importantes nos primeiros 100 dias, como a articulação para o aeroporto regional, a nova ambulância do SAMU, reuniões com a cúpula da segurança pública e retomada de obras na saúde, o governo municipal mostra disposição em enfrentar os problemas da cidade.
Ainda assim, a pressão da sociedade civil e a urgência em resolver problemas históricos exigem uma gestão ágil, equilibrada e comprometida com os interesses da população.