Judiciário de Carutapera abre seleção para financiamento de projetos sociais

O Judiciário de Carutapera divulgou, no dia 6 de março de 2025, o Edital (EDT-VUCA – 1/2025) para a seleção de entidades públicas ou privadas sem fins lucrativos interessadas em receber financiamento para projetos sociais. O edital disponibiliza um total de R$ 59.426,61, destinado a instituições sediadas em Carutapera e Luís Domingues, que desenvolvam iniciativas nas áreas de segurança pública, educação, esporte e saúde.

Inscrição e prazo

O período de inscrição para entidades interessadas será de 2 de abril a 2 de maio de 2025. As inscrições devem ser feitas presencialmente na secretaria da Vara Única da Comarca de Carutapera, localizada no Fórum “Doutor Pedro Emanuel de Oliveira” (Rua Deputado Manoel Ribeiro, s/nº, Bairro Santa Luzia, Carutapera - CEP: 65.295-000), no horário das 8h às 18h.

Os resultados serão divulgados no dia 22 de maio de 2025, através do Portal do Poder Judiciário do Maranhão (www.tjma.jus.br), do Diário Oficial e do mural do Fórum da Comarca de Carutapera.

Judiciário de Carutapera abre seleção para financiamento de projetos sociais
Foto: Hannah Busing via Unsplash

Critérios de seleção e financiamento

Os projetos selecionados firmarão convênio de apoio financeiro, com o objetivo de fortalecer as entidades como espaços de promoção do desenvolvimento humano e comunitário. O financiamento será limitado ao valor disponível no edital e poderá contemplar mais de um projeto.

O repasse dos valores será realizado de forma parcelada ou integral, conforme a disponibilidade financeira e a extensão do projeto, através de transação bancária eletrônica. No entanto, não serão financiadas despesas ordinárias das entidades, como pagamento de pessoal, aluguel, transporte, contas de água, luz, telefone, internet, combustíveis e outros custos operacionais.

Quem pode participar?

As entidades devem atuar com públicos em situação de vulnerabilidade social, nas áreas de assistência social, saúde, educação, cultura e esporte, em Carutapera e Luís Domingues. Terão prioridade projetos que:

  • Acolham um maior número de beneficiários ao longo do tempo;
  • Atuem na execução penal, assistência à ressocialização de apenados e vítimas de crimes;
  • Contribuam para a prevenção da criminalidade;
  • Apresentem viabilidade de implementação e relevância social.

Regras para os projetos sociais

Os projetos devem seguir o formulário do Anexo I do Edital, preenchido de forma legível, e não ultrapassar 10 páginas. A documentação será analisada por uma equipe designada, que emitirá um parecer sobre a viabilidade e conveniência da proposta. O Ministério Público também se manifestará antes do envio para decisão do Juízo da Comarca de Carutapera.

Documentação necessária

As entidades interessadas deverão apresentar um envelope lacrado contendo:

  • CNPJ atualizado da entidade;
  • Estatuto vigente registrado em cartório;
  • Ata da última eleição e posse da diretoria;
  • Título de utilidade pública municipal, estadual ou federal;
  • Documentos de identidade e CPF do gestor financeiro e do representante legal;
  • Comprovante de endereço atualizado da entidade;
  • Certidão de regularidade fiscal (impostos e contribuições sociais);
  • Comprovante de conta bancária da entidade;
  • Plano de Projeto conforme especificações do edital.

Além da versão impressa, os documentos devem ser enviados em formato PDF para o e-mail: vara1_car@tjma.jus.br.

Mais informações

Dúvidas ou esclarecimentos sobre o edital podem ser obtidos pelos telefones (98) 2055-4062 / 2055-4063 ou pelo e-mail vara1_car@tjma.jus.br você pode acessar o edital clicando aqui

A seleção de projetos sociais faz parte de uma iniciativa do Judiciário de Carutapera para apoiar entidades que promovem o bem-estar social e o desenvolvimento comunitário na região.

Manoel Sousa

Carutaperense, jornalista e produtor de conteúdo com experiência em rádio, jornalismo digital e cobertura de temas policiais e cotidianos. Especializado em Jornalismo Digital pelas agências internacionais Reuters e AFP e pela University of Texas at Austin, reportagem investigativa pela Google News Initiative, Comunicação Oral e Escrita, I.A. e Direito.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem