O polo de Carutapera do Programa Ensinar, da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), lançou a revista pedagógica SAPIENS, voltada para temas como educação, psicomotricidade, jogos e recreação na infância. A publicação reúne artigos e estudos sobre práticas pedagógicas e sua influência no desenvolvimento infantil.
A revista foi resultado dos trabalhos desenvolvidos na disciplina de Psicomotricidade, Recreação e Jogos, ministrada pela professora Lindoracy Santos no curso de Pedagogia. Durante as atividades, os acadêmicos produziram livros infantis com narrativas autorais relacionadas à psicomotricidade, que foram compiladas na edição da SAPIENS.
![]() |
Foto: UEMA |
A estudante Juliana Maia, integrante do projeto, destacou o impacto da iniciativa:
“Os artigos, as ilustrações dos livros infantis e os trabalhos desenvolvidos transmitem o conhecimento e a experiência adquiridos na disciplina. Esta revista é um marco importante na nossa trajetória acadêmica.”
A publicação também apresenta oficinas pedagógicas realizadas pelos acadêmicos, explorando diferentes tipos de jogos – artísticos, expressivos, sensoriais, recreativos e desportivos – como ferramentas de ensino. Segundo o estudante Matheus Henrique Montelo,
“Os livros de história infantil e a psicomotricidade foram essenciais no desenvolvimento em sala de aula, fortalecendo a conexão entre corpo e mente e promovendo habilidades físicas, emocionais e cognitivas.”
A professora Lindoracy Santos ressaltou que o Programa Ensinar tem contribuído para os Índices de Desenvolvimento Humano no Maranhão e explicou que a psicomotricidade auxilia na construção da identidade, socialização e autonomia dos alunos. Além disso, destacou que a metodologia aplicada amplia as perspectivas educacionais e promove uma educação de qualidade no estado.