Estudantes do curso de Pedagogia do programa Ensinar, da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), no polo Carutapera, participaram de uma aula prática sobre o sotaque de matraca do bumba meu boi. A atividade integrou a disciplina Fundamentos e Metodologia do Ensino de Arte, ministrada pelo professor doutor Renato Moreira Varoni de Castro.
A prática ocorreu ao ar livre, em um terreno ao lado da escola, sob a sombra de uma mangueira. Durante a atividade, os estudantes utilizaram a metodologia da imitação, na qual o professor demonstrava os movimentos e ritmos, e os alunos os reproduziam. Os participantes tiveram a oportunidade de experimentar instrumentos típicos do bumba meu boi, como pandeirão, matraca, tambor-onça e maracá. Após esse primeiro contato, cada aluno escolheu um instrumento para aprofundar a prática em conjunto com os demais.
![]() |
Foto: Agência de Notícias/Governo do Maranhão |
O objetivo da atividade foi proporcionar aos futuros professores uma experiência prática e significativa com a tradição percussiva do bumba meu boi. A vivência ajudou os estudantes a compreenderem a importância dessa manifestação cultural e como aplicá-la em suas práticas pedagógicas.
Produção de Livro Didático
Além da prática musical, os alunos também desenvolveram um livro infantil inspirado no cotidiano de Carutapera. Durante as aulas, a presença frequente de um grilo no local motivou a criação do personagem Jorge, o Grilo, que protagoniza narrativas sobre os acontecimentos culturais da cidade.
O livro foi concebido com os seguintes objetivos:
- Apresentar às crianças os eventos culturais, artísticos e religiosos de Carutapera e sugerir atividades para sala de aula;
- Criar um recurso didático aplicável em diversas regiões do Brasil, valorizando as culturas locais, regionais e nacionais, conforme a legislação educacional;
- Permitir que outros professores adaptem e expandam as aventuras de Jorge, o Grilo, para diferentes cidades e contextos.
“A ideia foi oferecer uma vivência autêntica e significativa para os alunos de pedagogia, proporcionando um mergulho na cultura local através do bumba meu boi. Além disso, a criação do livro didático reforça a importância de contextualizar o ensino de artes com elementos do cotidiano, tornando a aprendizagem mais próxima da realidade das crianças. Com iniciativas como essa, esperamos formar professores mais sensíveis e preparados para valorizar e ensinar as riquezas culturais do nosso país”,
destacou o professor Renato Moreira Varoni de Castro.