Carutapera é Reconhecida com o Selo Ouro de Alfabetização em Cerimônia Nacional

Na última segunda-feira (10), em Brasília (DF), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o ministro da Educação, Camilo Santana, entregaram o Selo Nacional Compromisso com a Alfabetização para municípios e estados que se destacaram na implementação de políticas educacionais voltadas à alfabetização infantil. Carutapera foi um dos 2.592 municípios agraciados com o Selo Ouro, sendo representada na cerimônia pelo atual prefeito Amin Quemel e pelo secretário municipal de Educação.
Carutapera é Reconhecida com o Selo Ouro de Alfabetização em Cerimônia Nacional
Foto: Amin Quemel/Instagram


Foto: Fábio Nakamura/MEC


O reconhecimento foi conquistado na gestão do ex-prefeito Dr. Airton Marques, evidenciando os esforços da Secretaria Municipal de Educação (SEMED) e de toda a comunidade escolar na promoção da alfabetização das crianças. O ex-secretário municipal de Educação, Flávio Sodré, ressaltou na época a importância da premiação:

“A conquista do Selo Ouro é um marco para a Educação em Carutapera e um reflexo do trabalho coletivo que envolve a SEMED, professores, gestores, supervisores e comunidade escolar. Estamos todos focados em um único propósito: garantir que nossas crianças tenham um futuro melhor por meio da Educação.”

Já o prefeito Amin Quemel, em publicação nas redes sociais, reforçou o compromisso da atual gestão com a alfabetização:

“A gestão do prefeito Amin Quemel se compromete com todas as crianças alfabetizadas no ano de 2025 no município de Carutapera. Forte abraço a todos.”



O Selo Nacional Compromisso com a Alfabetização foi instituído pelo Decreto Presidencial nº 12.191/2024 e faz parte do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA), iniciativa do Ministério da Educação (MEC) para incentivar boas práticas de alfabetização nos estados e municípios. Além dos 2.592 municípios que receberam o Selo Ouro, 26 estados também foram reconhecidos, distribuídos nas categorias ouro, prata e bronze.

A premiação acontece anualmente e tem como objetivo incentivar políticas públicas que garantam a alfabetização das crianças até o 2º ano do ensino fundamental, em alinhamento com o Plano Nacional de Educação (PNE). O ministro Camilo Santana destacou que, em um ano de implementação do CNCA, o índice de crianças alfabetizadas no Brasil subiu de 36% para 56%, e a meta nacional é atingir 80% até 2030.



Manoel Sousa

Carutaperense, jornalista e produtor de conteúdo com experiência em rádio, jornalismo digital e cobertura de temas policiais e cotidianos. Especializado em Jornalismo Digital pelas agências internacionais Reuters e AFP e pela University of Texas at Austin, reportagem investigativa pela Google News Initiative, Comunicação Oral e Escrita, I.A. e Direito.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem